Otimize seu Home Office
por Lívia Tavares

Trabalhar em casa se tornou uma necessidade pra muitas pessoas e gerou uma série de questionamentos sobre como se acomodar e continuar produzindo.


Nos dias tensos de confinamento que estamos vivendo, cada espaço que ocupamos precisa ser mais acolhedor e a organização visual em um ambiente pode criar a sensação de proteção, conforto, aconchego e influenciar muito seu inconsciente á produzir com mais qualidade,  refletir positivamente em sua concentração e foco.


Confira essas dicas para poder se organizar.



O local



O recomendável é que você escolha um local arejado, com boa iluminação natural e que tenha pontos de tomada próximos.  Esse suporte da arquitetura são básicos e essenciais.





Imagem Freepik.com



Iluminação



Se a iluminação natural não for tão abundante no local e você precise contar com a iluminação artificial, opte por lâmpadas brancas, pois elas favorecem a produtividade. 


No trabalho noturno, as luminárias de mesa serão um suporte a mais.





Tok&Stok e Acende a Luz



Cor




Cada profissão tem uma característica que precisa ser pensada na hora de criar um Home Office, e a cor pode favorecer muito a resposta que seu trabalho lhe pede.


Para um profissional de Marketing por exemplo, que usa muita energia para criar, produzir, em um ambiente com cores mais quentes encontrará mais combustível. Então, os tons alaranjados e amarelados são bem indicados nesse perfil.



Para o profissional que trabalha com cálculos, finanças, rotinas administrativas, ou seja, exatas, os tons azulados despertam mais atenção e tranquilidade visual.

 

Essa cor ou cores escolhidas podem estar distribuídas na decoração ou nos acessórios caso você não vá ter uma parede pintada, não vá investir em mobiliário ou fazer mudanças que envolvem mais investimentos. Para mudanças maiores é recomendável contar com a orientação de uma Designer de Interiores.





Imagens Pinterest



Mobiliário ergonômico



Uma boa cadeira também reflete na produtividade. O ideal é usar as de escritório pois oferecem regulagem de altura e quanto mais confortável você estiver,  mais condições de se entregar ao trabalho terá.






Projeto Vanessa Francis Design / Pinterest





Plantas



A vida dentro dos espaços é essencial para um comportamento humano mais saudável. A relação que temos com a natureza faz parte da história da evolução da nossa espécie, e trazer plantas para o ambiente, desperta de maneira inconsciente, mais qualidade de vida.


Escolha uma indicada para interiores e se informe sobre como cuidar para que a sua relação com o ambiente como um todo seja mais fluida e vívida.






Imagens Pinterest


Além do Home Office, toda a casa possui uma linguagem visual que fala sobre nós. O estilo de decoração, por exemplo, é resultado das nossas experiências de vida. 


Pessoas que tiveram uma infância feliz no campo, preferem o estilo rústico quando constroem sua casa. Já os que viveram em apartamento ou na cidade desde pequenos, gostam mais do estilo contemporâneo, industrial, minimalista. Entre outros perfis, saber o que tem a ver com o seu passado, certamente te ajudará a buscar um estilo na hora de fazer o Design de Interior da sua casa, mesmo que parta agora do Home Office.


Em outros posts vou abordar mais este assunto.


Se cuide!


Lívia Tavares