6 Passos para um ambiente com Design
por Lívia Tavares

Muitos sonham ter um ambiente com Design, e como cada dia mais gente quer saber qual o processo de Projeto de Interiores, fiz um post para desmistificar e esclarecer o assunto. Eu quero te ajudar. Confira agora!


1. Você vai precisar de uma visita técnica.


Indo ao local, o profissional enxerga diversas coisas. Vou citar alguns exemplos:
O que é possível aproveitar ou não no espaço e o que há no mercado que possa combinar com o que vai ficar (se você já tiver um imóvel ou até querer dar um up em um escritório alugado).
Se a construção tem algum problema estrutural que precisa de reparos.

Ter idéias pra te sugerir.

Ouvir e entender melhor o que você quer pro ambiente e já poder imaginar onde você poderá comprar os objetos.

E por aí vai.
É feita uma leitura de detalhes que por telefone ou por fotos é impossível de identificar pra fazer um trabalho bem personalizado. E não adianta decorar com acabamentos comprometidos ou com patologias na construção.
Aquela velha e boa conversa nunca vai sair de moda, pelo contrário, vai trazer mais visibilidade e confiança nesse mundo tão robotizado como o que o nosso vem se tornando.




Imagem Freepik.com


2. Projeto

O Projeto é uma forma de expressar e quantificar tudo o que o espaço precisa ter.
Então como Designer, eu crio os ambientes inserindo os materiais disponíveis no mercado, que tenham uma harmonia estética e seja funcional.

Assim  consigo fazer o levantamento dos custos tanto de materiais, móveis, adornos, eletrodomésticos, enfim, de tudo que será necessário.



Layout de Projeto Autoral

3. Cronograma Físico - Financeiro 

Quando contratar o pedreiro, o Eletrecista, o pintor, o gesseiro.
Saber quanto vai investir na obra. Quando comprar.  Quando começa e quando termina.
Essas são informações que um Cronograma Físico - Financeiro te dá.
Fora o bônus da indicação de melhores fornecedores, onde você pode economizar e sair na vantagem de ter um maior controle do que estarão fazendo na sua casa para que aquela imagem 3D não seja mera ilustração ao fim da obra, e sim uma representação bem próxima do seu sonho se tornar realidade.



Cronograma LT Interiores resumido

 4. Mão de Obra de Confiança

E se tem uma coisa que é importante nessa vida é indicação. Isso um profissional da área pode te dar. A partir do momento que você contrata um Designer de Interiores, terá acesso á esses caminhos menos estressantes e longos.



Imagem Freepik.com



5. Saiba que imprevistos ocorrem


Até agora só citei o que pode te ajudar. Não que te preparar para imprevistos não seja uma forma de ajudar, afinal você já deve saber que na vida nem tudo são flores. Então não quero iludir ninguém dizendo que tudo tudo será perfeito e quero te adiantar o que pode dar de errado nesse caminho também.
O adoecimento de um profissional.

Uma entrega de materiais pode atrasar.
Um erro na digitação de um produto durante a compra pode fazer com que a mercadoria chegue trocada.

Uma falha na hora de conferir um pedido.

O clima interfere na conclusão da obra (chuva, frio etc.)
E por aí vai…
Então  caso você nunca tenha feito uma reforma ou construiu um imóvel, se prepare psicologicamente para esses tipos de situações. Seu sofrimento será menor, acredite.


Imagem Freepik.com



6. Foque no resultado


Eu quero te animar. No fim o resultado sempre irá ser satisfatório. Confira um antes e depois pra você ver como vale a pena todo o processo pra ter seu espaço planejado por uma Designer.



Projeto Gourmet Autoral

E pra finalizar lembre-se, aqui sempre terão novidades e informação pra você que ama Design de Interiores.

Até o próximo post.

Lívia Tavares