Apartamento Novo
por Lívia Tavares


Ao pegar as chaves de um apartamento, as pessoas vivem um mix de sentimentos. Alegria pela conquista e realização dos sonhos, ansiedade de ver tudo no lugar, preocupações com o orçamento, e surgem dúvidas sobre como mobiliar, quais passos dar, o que combina com o que, e muitas vezes não procura ajuda de um Designer de Interiores por pensar que pode surgir uma proposta incrível, porém impossível de ser materializada.


O que eu sempre digo às clientes que estão vivendo essa angústia é que o mercado oferece muitas alternativas que podem sim ser encaixadas em um certo orçamento e que principalmente, o projeto pode ser realizado em etapas, que com várias orientações que eu dou, facilita a realização desse projeto de vida.


Além do que, projetos podem ser feitos para um, dois ou mais ambientes, e não necessariamente para todo o apartamento (eu trabalho assim, projetando quantos ambientes o cliente quer). Essas dicas você vai poder utilizar em quantos espaços você quiser ou puder, ok.




1 - Você precisa de um layout (planta baixa)


Antes de pensar em comprar móveis e eletrodomésticos, ou mesmo aproveitar os que você tem, é preciso lembrar que a planta do novo imóvel provavelmente terá medidas diferentes. Então não adianta comprar objetos que você nem sabe se cabem lá. Além de poder trancar a passagem ou de deixá-la apertada, não entender muito de proporção ou ergonomia pode te gerar um desconforto visual muito grande, isso se você não tiver que vender algo que acabou de comprar. Então, cuidado ao tentar se aventurar sem essas dicas básicas.



Outro erro comum cometido na hora das compras, é não avaliar medidas de alturas também. Ao comprar uma mesa de jantar e cadeiras separadas, pode acontecer de ficarem baixas ou altas a ponto de os braços não entrarem embaixo da mesa.



Não queira passar por isso. Posso te garantir que a frustração será grande. Sentar lá embaixo na hora de comer não será nada agradável. Por mais boa vontade que vendedores tenham, muitos não entendem de medidas e menos ainda conhecem seu imóvel, então, não se arrisque demais.






Imagem Pinterest


2 - Prefira a idéia de integrar os ambientes 


Muitos condomínios podem te responder se você poderia eliminar algumas paredes e portas. Dependendo do modo construtivo do prédio, é possível alterar o layout do apartamento, mas sempre com a orientação de um engenheiro civil.

Esse conceito de ambiente integrado veio não só para facilitar a comunicação entre as pessoas, mas para ampliar os espaços e de fato, remover uma parede e tornar salas maiores, ou integrá-las á varandas, proporciona uma sensação de amplitude indiscutível.





Imagens Pinterest



3 - Use espelhos


Se você visita apartamentos decorados, com certeza deve ter visto vários com espelho, porque eles criam a  sensação de duplicidade.

É um investimento maior, mas os profissionais podem te dar dicas de como e onde é melhor usar, e a curto, médio e longo prazo, vai compensar com certeza. Ainda mais porque nunca sai de moda.




Imagem Pinterest


4 - Invista em vidro e móveis em acrílico 


A transparência quebra uma barreira visual e causa a sensação de que não tem, mas tem um móvel ou objeto ali. Ajuda na propagação da luz, deixa o ambiente mais amplo e clean. Vale a pena.




Imagens Pinterest


5 - Compre móveis planejados


Isso é essencial para que os espaços sejam bem aproveitados. Pensando na Ergonomia, que é o estudo de medidas e circulação  do espaço, o Designer consegue prever as medidas ideias para os móveis. Escolher o melhor tipo de porta para o guarda roupas por exemplo, pode ser crucial na hora de escolher o tamanho da cama do casal, porque dependendo do tamanho do dormitório, será impossível abrir a porta, e a de correr, será muito mais indicada.





Imagens Pinterest


6 - Canto Alemão

O Canto Alemão são esses bancos feitos sob medida estofados que criam bem mais assentos do que cadeiras normais. Além deles, quando a mesa também é projetada, facilita a circulação e possibilita que você receba mais pessoas em torno dela.




Imagens: Projeto Autoral / Pinterest



7 - Aposte cores claras nas paredes 


As cores escuras causam a sensação de que o espaço é menor, então fuja delas inclusive nos móveis planejados.

Se você gosta de tons mais fortes, abra espaço para eles quando fizer um projeto de decoração. Assim poderemos usá-las em objetos pontuais.




Imagens Pinterest


8 - Use o mesmo piso na maior parte de ambientes possível

A idéia de integração também é valida para os pisos. Além de você economizar nas soleiras (acabamento em mármore ou granito usados nos pisos das portas de cada ambiente), unificar o piso proporciona uma certa continuidade entre os ambientes.



Imagens: Pinterest


Na hora de mudar, os detalhes a serem pensados são inumeros e um guia é fundamental nessa organização toda. 

Contar com um profissional te ajudará muito.

Precisando, entre em contato comigo.


Até o próximo post.


Lívia Tavares