Laranja
por Lívia Tavares


O laranja é uma cor secundária, formada pelo vermelho e amarelo. Assim como o vermelho, transmite a idéia de ação e movimento. Na Psicologia se associa á alegria, sociabilidade e animação. Com isso, se um ambiente precisa ser estimulante e energizante, com certeza o laranja é uma cor indicada para ser destaque nele.

Sendo assim, academias e atividades esportivas costumam usar o laranja por toda a capacidade de despertar ação que ele tem. Em áreas de lazer também é indicado, lojas que tem um público jovem, agências de publicidade e marketing são sem dúvida alguns exemplos de onde usar porque é uma cor que está associada ao consumo, podendo até impulsionar as compras. Também é uma cor que promove a comunicação e criatividade, ótima para salas de visita e áreas de convivência.





Projeto de Sergio  Valliat Jr e Luciana Patrão





É  uma cor que tem muito a ver com bom humor, com pessoas mais calorosas e extravagantes, que gostam de mudança e dinamismo, de praticar esportes, pessoas mais ativas. Não é indicada para pessoas que se irritam com facilidade, mais nervosas, pois psiquicamente pode despertar ansiedade, nervosismo e descontentamento. O laranja gera impacto e energia. Não a toa é considerada uma cor quente.




Projeto lavabo autoria não localizada. Fonte Google. Quarto do bebê por Berta Gonçalvez




O laranja combina muito com os tons neutros e terrosos, uma forma interessante de ser usada nos ambientes a fim de promover equilíbrio na paleta cromática que usa uma cor tão intensa.

Uma curiosidade sobre a simbologia da cor é que na cultura romana está associada á fidelidade e permanência, sendo inclusive usada nos vestidos de noiva.

Saiba mais sobre os tons que combinam com laranja entrando em contato e agendando sua consultoria técnica.


Continue acompanhando o blog. Até o próximo post.