Azul
por Lívia Tavares


Entre homens e mulheres, o azul é a que mais agrada, chegando ao índice de 46% e 44% respectivamente segundo pesquisas realizadas por Eva Heller, socióloga alemã e autora do livro a Psicologia das Cores.


Psicológicamente o azul está associado á harmonia e ao equilíbrio, justamente por ser oposta ao vermelho, cor que representa intensidade e sentimentos radicais. É reconhecidamente a cor que ajuda o indivíduo a se concentrar e a aguçar a sua mente, ótimo para um ambiente de estudos, leitura, um home officce, inclusive eempresas por ajudar na produtividade.


O uso da cor é uma ferramenta estratégica de marketing para ambientes comerciais, ou pode ser associada ao que o lar representa para cada um.




 Créditos da imagem de baixo. á esquerda: Norteando Você. Demais fonte Google, autores não identificados.


Está ligado ao intelecto, e é capaz de transmitir serenidade, bondade e até ajudar em casos de depressão. 


O Azul reduz o apetite. Usar no gourmet ou em cozinhas na casa de pessoas que sofrem de alguma compulsão alimentar pode ajudar a controlar a ansiedade na hora das refeições.




Projeto autoral


Não é uma cor aconchegante por ser considerada fria, então dependendo do caso é importante mesclar o uso dessa cor com outros elementos com tons mais quentes.


Simbólicamente é cor que representa a paz, a passividade e amplitude por ser a cor do céu. Porém essa sensação é potencializada em ambientes abertos, por isto a importância da orientação profissional para aplica-la num ambiente.




Sala Vip da Cia aérea Azul em Campinas



É a cor da fidelidade e da simpatia. Está ligada ao conceito de espiritualidade e fantasia, e se você identificou características suas ou sensações que busca em sua vida, aposte num projeto com azul.


Até o próximo post.