Introdução ás cores
por Lívia Tavares

A cor é um elemento que chama a atenção, que desperta curiosidade, que dá conceito, que aguça os sentidos e mexe com o comportamento das pessoas. No Design de Interiores, é um tema mais complexo do que se imagina. Quando um profissional trabalha com ela precisa levar muitos aspectos em consideração, porque ela também está associada aos materiais.

A cor é um assunto divertido e sério ao mesmo tempo, tanto que existe hoje uma empresa Norte Americana chamada Pantone, referência mundial em especificação e padronização de cores para a industria têxtil gráfica. A relevância da Pantone é tão significativa, que anualmente ela dita uma cor tendência baseada em estudos de comportamento realizados ao redor do mundo, com a intenção de inconscientemente, induzir uma mudança positiva no planeta. Essa cor é levada para a moda e assim se espalha.


 

Tudo em um ambiente tem cor, o tom da madeira é uma cor, o revestimento, a luz, os tecidos da poltrona ou do sofá, do tapete ou da cortina, da almofada ao adorno, a cor está presente em todos estes itens,  e ao meu ver, precisa ser equilibrada para que o ambiente seja um destaque e reflita um trabalho profissional.

Em minhas pesquisas vi que em cada cultura a cor tem uma simbologia específica, tanto que para um chinês o vermelho representa sorte e felicidade, mas para o cristão é a cor do sangue e martírio de Cristo. Esses são pontos que respeito muito pois envolve os valores e particularidades de cada indivíduo.
A cor tem esquemas, contrastes, analogias, matizes, regras, complementaridade, ou seja, veja a importância de ser bem pensada e distribuída.
Ao longo do tempo de profissão, percebo bons objetos mas misturados na casa de pessoas que investem e não ficam satisfeitas com o resultado, mas a informação pode mudar isso.





O interesse por Design de Interiores vem crescendo diariamente e acredito que esses posts serão uma luz para um caminho novo de várias pessoas que estão contratando profissionais para cuidar de seus espaços.
Meu objetivo é esse, ajudar as pessoas a se encontrarem e se sentirem acolhidas em suas casas, valorizando seus imóveis, ou até usarem o Design como uma ferramenta estratégica em seus negócios, atraindo seu público alvo, setorizando e organizando seu espaço , se destacando na concorrência e apresentando novidades.




Projeto autoral

Se está em busca de informação, acompanhe comigo esses posts sobre o universo das Cores!

Seja bem vinda (o).

Lívia Tavares